Help

Pedra do Yungue

Summary

Setores: Paredes, Falésias, Domingo, Pedreira e Blocos

Description

Características

Constitui a maior formação rochosa encontrada dentro dos limites de Juiz de Fora, se estendendo por mais de 500 metros de base e quase 200 metros de altura. Além da importância paisagística, o que sobrou das matas ao seu redor, abriga a nascente do Córrego do Yungue. E apesar das detonações da mineração causar no mínimo estranheza, toda a área - que é de proteção - é fiscalizada por cinco órgãos ambientais e, felizmente ou infelizmente, está licenciada. Restando a "garantia" segundo as plantas legais de que a encosta principal (a frente do Yungue) jamais virá a ser pó de pedra. É nesta frente, a face Oestenoroeste que se desenvolve o Campo Escola, nos cerca de 400 metros centrais da montanha. Nitidamente divido nos setores: Paredes, Falésias e Blocos, mais os setores Domingo e Pedreira. Sendo a porção esquerda de menor potencial para escalada, e a direita já próxima à mineração (face sul). A rocha tem textura granítica de boa aderência, não sendo lisa como o calcário nem tão abrasiva para as mãos, sendo formada por gnaisse kinzigitico. A maioria das escaladas apresenta trechos em regletes e pequenas lacas, alternado com grandes agarras e degraus, sendo inexistentes lances típicos de pura aderência. No entanto, mesmo as paredes "mais fáceis" apresentam boa verticalidade e até pequenos negativos, garantindo no mínimo entradas de V e crux de VII. Das vias em livre - 15 Paredes, 28 Falésias (esportivas), 10 vias em Blocos e 24 Top ropes – somente 5 são fendas protegidas em móvel; sendo a grande maioria escaladas de placa em grampos e chapeletas; podendo-se, em quase todas, utilizar corda de 50 metros para subir e descer. A essas 77 vias, somam-se ainda 21 Boulders e 8 Artificiais, totalizando 106 linhas.

Sol: Sombra geral mesmo só até por volta das 11h, Depois disso, o sol chega primeiro nas paredes, avançando para as Falésias. Para um completo dia de escalada, o ideal é chegar cedo nas Paredes, dá pra mandar umas duas vias até o cume, para então – quando o sol chegar – descer para as Esportivas, até porque aqui a vegetação garante alguma sombra ao menos na base de quase todas as vias.

Água: Pode-se até arranjar nas casas próximas; é mais garantido levar.

Outras dicas e cuidados

Pode-se afirmar que na Pedra do Yungue não há muitas vias indicadas para um iniciante guiar (confortavelmente) – principalmente “à vista”! Embora seja de fácil acesso e paredes relativamente curtas; o estilo das conquistas teve maior influência da escola da Escalada de Aventura. E antes de pensar que é só questão de “grampo longe”, há de se considerar outros fatores determinantes, como a graduação além do “fácil”, o mínimo impacto, e até a limitação de recursos tecnológicos e humanos: pra dar uma idéia, só aqui no Yungue foram mais de 500 grampos batidos à mão (!) por apenas uns 10 conquistadores, sendo +ou- 350 por um só... Mas história à parte, é recomendável aos iniciantes escalar de 2º com quem já conheça as vias. Desde 2011 há detonações próximas ao cume, por isso atenção com pedras soltas em platôs ao longo das Paredes. Mesmo não ficando longe do carro, lanterna e anorak leve são bem vindos aqui também.

https://www.escaladas.com.br/local/id/166/Pedra%20do%20Yungue

Access issues

Localização

Juiz de Fora. Bairro Linhares - Fazenda do Yungue. Pedreira Santo Cristo. Zona Leste. 10 km do centro. Face predominante WNW. Altitude 1023 m. Coordenadas 21°41'40.00"S 43°18'23.56"O

Acesso Pela Rua Diva Garcia, avenida principal que cruza os bairros Vitorino Braga e Linhares até o Bairro Fazenda do Yungue. A linha de ônibus Linhares 428 é a única que vai até lá. O ponto final é no portão amarelo da Pedreira; porém a entrada para a Área de Escalada fica 500 metros adiante: um portão de ferro à direita em frente ao setor de Falésias. Se o portão estiver trancado, há um portão pequeno de madeira na cerca logo à frente. Carros ficam estacionados aqui na beira da estrada. Daqui a trilha passa entre a horta; são apenas uns 100 metros, dependendo do setor. Cuidado para não pisar nas plantações e canos de irrigação.

Situação especial Propriedade particular da Pedreira Santo Cristo (em atividade). ATENÇÃO: Não deixe de se apresentar na guarita junto ao portão da Pedreira para assinar o Termo. E também ser informado se há previsão de detonações para os dias de semana. Isso porque pedras menores podem voar para a face das vias de parede.

Approach

Trilhas: Após cruzar a área das hortas, a trilha de acesso chega pelo Bloco da Entrada (à direita). Logo à frente, pode-se seguir direto para os Blocos I, da Chaminé e da Florestinha; ou subir à direita passando pela base do Bloco Serpentário até o meio do Setor das Falésias – exatamente na base da via Universo dos parafusos. Para ir ao Setor Paredes, basta seguir à esquerda sempre rente a rocha. Ao Setor Domingo, chega-se também margeando a pedra; porém para direita. Já o Setor Pedreira, se tornou inacessível após uma forte intensificação da atividade de mineração.

Ethic inherited from Juiz de Fora

Ética no montanhismo resulta tão imperativo porque se pode definir como valores sem os quais não se é montanhista. Valores cada vez mais raros no mundo ilusório de “vantagens” dos homens. Humildade, prudência, bom censo, justiça, respeito, coragem, determinação, perseverança, sinceridade, liberdade, amizade, comunidade, amor... ... Valores cujo convívio de montanha sabe ensinar e desenvolver aos sensíveis. Sim, sentimentos mais espirituais - que junto à origem histórica - provam que não procuramos as rochas por meros exercícios e exibicionismos físicos. Mas nessa arte de dançar entre o céu e a terra, com toda sua ingenuidade, o proveito e a alegria que os outros, você e eu podemos desfrutar depende de nossas atitudes e comportamento. A ética funciona dinamicamente – como o sistema de segurança que minimiza o impacto – e evolui absorvendo e regulando novas tendências. São regras que refletem um consenso verbal em relação ao ambiente (a montanha), ao esporte (o mérito do esforço e habilidade na maestria de subir paredes) e aos métodos válidos para obter a vitória. Embora até poucos anos apenas transmitida de um escalador a outro e assimilada aos poucos pela convivência, essas regras sempre existiram. No entanto, devido ao grande crescimento quantitativo, algumas áreas de escalada, bem como escaladores antigos, tem sido “agredidos” pelas atitudes pouco éticas de muitos novatos, aparentemente sem o esclarecimento do que “se pode” ou “não se pode”, do que “é certo” e do que “é errado” no meio montanhístico. Assim o impacto provocado por galeras de recém chegados, até providos de equipamentos; porém sem a necessária iniciação técnica e filosófica, vem despertando iniciativas na intenção de manter a pureza do esporte, tal como a formulação escrita de códigos e estatutos por parte das atuais federações.

Ética Local A eternizada resposta de Edmund Hillary quando perguntado sobre o porquê de escalar montanhas (“Porque elas estão lá!”), pode sugerir toda a liberdade intrínseca às regiões selvagens e tanto mais às montanhas. No entanto, o atual mundo esquadrinhado em documentos e cercas nos traz a realidade de que “nossas” queridas montanhas não estão lá no meio do mato; nossas áreas de escalada se encontram sim é bem aqui: dentro da propriedade do Sr Fulano, ou sob administração de órgãos governamentais. No caso da maioria das propriedades abordadas neste guia, a autorização nos foi concedida apenas com fim de passagem para a rocha; não sendo permitidas outras práticas como nadar, pescar, acampar – a não ser quando citado sobre locais apropriados. Em geral, são famílias conservadoras, que permitiram a presença dos escaladores confiados gratuitamente nas promessas de respeito, segurança e preservação dos que de nós primeiro chegaram, assumindo essa responsabilidade em nome de uma classe, na qual cada um precisamos continuar sendo reconhecidos como mais amantes da montanha do que de si mesmos. Com esse cuidado, um saudável relacionamento tem se mantido há mais de 30 anos, resultando numa agradável amizade com todos os moradores desses lugares, para nós, únicos e especiais. O conceito de Ética Local visa preservar o acervo de escaladas, com suas características às vezes únicas, determinadas pelo estilo de seus primeiros freqüentadores, e principalmente, conforme as peculiaridades naturais de cada área, como acesso, extensão, tipo e forma das rochas. Sendo importante a comunicação antecipada aos conquistadores que o precederam, para efeito de alterações e intenção de novas conquistas. Bom é buscar atitudes que incentivem a saudável harmonia entre as diferentes mentes praticantes, valorizando a riqueza que produz a prática de viver as montanhas.

Tags

Areas

Add area(s) Add topo Reorder Bulk edit
Name
Style
Routes
Ticks
Height
Grades
Paredes area
19
0
110m
1
Falésias area
38
0
28m
2
Domingo area
2
0
45m
1

Did you know?

Did you know that you can create an account to record, track and share your climbing ascents? Thousands of climbers are already doing this.

Accommodations nearby more Hide

Share this

Wed 10 May
Check out what is happening in Pedra do Yungue.

Get a detailed insight with a timeline showing

  • Ticks by climbers like you
  • Discussions of the community
  • Updates to the index by our users
  • and many more things.

Login to see the timeline!

Deutsch English Español Français Italiano 한국어 Português 中文